Desconto de 20%! Cadastre-se em nossa Newsletter e ganhe 20% de desconto!

Ucrânia legaliza cannabis para uso medicinal: Uma Nova Era na Saúde do País

A Ucrânia dá um passo histórico em direção ao cuidado da saúde de seus cidadãos com a legalização do uso medicinal da cannabis. Em 15 de fevereiro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy assinou uma lei que permite o uso de cannabis para fins medicinais, conforme mostrado em um banco de dados parlamentar na quinta-feira.

Esta decisão é um marco significativo para mais de 6 milhões de pessoas na Ucrânia, incluindo pacientes com câncer, civis com transtorno de estresse pós-traumático e soldados feridos, que necessitam de medicamentos contendo cannabis. A nova legislação, apoiada pelo ministério da saúde ucraniano, estabelece que apenas seis meses após sua publicação oficial, a lei entrará em vigor. Além disso, a venda ou fornecimento de cannabis para uso recreativo permanecerá proibida.

O projeto de lei recebeu apoio do parlamento em dezembro, respaldado por voluntários de guerra, mas enfrentou resistência de políticos do partido da ex-primeira-ministra Yuliia Tymoshenko, que temiam que a legislação representasse uma ameaça ao futuro do país.

Para garantir o uso seguro e eficaz da cannabis medicinal, o Ministério da Saúde da Ucrânia será responsável por elaborar uma lista de doenças e condições para as quais a prescrição de cannabis medicinal é adequada.

Esta medida representa não apenas um avanço na saúde pública ucraniana, mas também oferece esperança e alívio para milhões de pessoas que sofrem de doenças graves e condições médicas debilitantes. Com a legalização da cannabis medicinal, a Ucrânia abre as portas para uma nova era de tratamento e cuidado de saúde, colocando o bem-estar de seus cidadãos em primeiro plano.